Histórico



A Escola de Ensino Médio Dom Terceiro foi fundada aos 20 dias do mês de maio de 1963, recebendo o nome de Ginásio Dom Terceiro, em homenagem e reconhecimento ao grande batalhador Dom José Terceiro, que na época não mediu esforços, deslocando-se para os pontos mais longínquos deste município, angariando recursos para iniciar a tão sonhada obra. O então Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa (Dr. Nezinho) associou-se a campanha, doando o terreno, pois a construção da referida escola já fazia parte dos seus projetos administrativos. Tornava-se realidade o ambicioso sonho. A escola estava com suas portas abertas , formado por apenas duas salas, uma funcionava como secretaria, diretoria e a outra a 1ª série ginasial com 52 alunos, tendo como diretora Maria Cleomar Sampaio e Vice-Diretora a professora Maria Zeuta de Queiroz Marinho, Secretario Adolfo Kilian Kelsselring, Vigia José de Sousa Pinho (Pinto) e a Auxiliar de serviços gerais Maria Ramos de Freitas. (Dona Lídia).

No ano de 1963 o ginásio deixa de funcionar, mas graças ao interesse do representante do município da época Dr. José Vieira Filho (nosso saudoso Mazinho), dar-se-á abertura dessa escola, pela lei municipal 73 de 09 de outubro de 1965, e assim a mesma passou a funcionar como estabelecimento de Ensino Municipal. Em 1966 o referido prefeito, amplia o colégio construindo mais salas de aula e aumentando o corpo docente. Pela lei 8.601 de 24 de novembro de 1966 o Ginásio Dom Terceiro foi encampado pelo o estado. Em 1968 visando melhorar a situação do Ensino no Município fundou a escola normal (2° Grau), a qual recebeu o nome de Colégio Dom Terceiro, através do decreto 17.466/85, passa a denominar-se escola de 1° e 2° Graus Dom Terceiro.

Este estabelecimento passou por vários administradores como Maria Cleomar Sampaio, Dr. José Correia Paiva, Dr. Francisco Vieira Carneiro, Revmo. Pe. Paulo de Almeida Medeiros, Revmo. Pastor Ezequiel Fragoso Vieira, Luiza Rocha Alves, Maria José Vieira, Maria Ireuda Alves de Andrade, Isabel Ferreira Lima e Monsenhor Luiz Orlando de Lima. Atualmente o Núcleo Gestor dessa Unidade Escolar é composto pelos seguintes membros:

  • Diretora Geral
    Maria Sami Vieira Sousa
  • Coordenadores Escolares
    Antonia Rodrigues Fonseca
    Arlino Rodrigues Pereira
    Marcelo de Andrade Mesquita
    Maria Deusineida de Andrade Macedo
    Mons. Luis Orlando de Lima

  • Secretária Escolar
    Joselina de Oliveira Melo
 
A Escola funciona atualmente nos três turnos com 54 turmas, sendo 28 turmas na sede e 26 nas extensões de matriculas, que funcionam nas seguintes localidades: Águas Belas, Boqueirão, Domingos da Costa, Guia, Ibuaçú, Ipiranga, Jantar, Olho D'Água dos Facundos em um total de 1973 alunos, 89 professores e 35 funcionários atendendo a modalidade de Ensino Médio Regular

Na intenção de realizar um trabalho que atenda aos reclamos da realidade da sociedade atual a Escola desenvolve alguns projetos de grande importância.

PRÉ-VEST – O Curso Pré-Vestibular tem como objetivo fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas públicas visando à melhoria da aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos a partir da criação de condições de acesso desses jovens ao Ensino Superior. A iniciativa faz parte do projeto de ampliação da jornada escolar para incentivar a permanência do jovem na escola através da oferta de atividades e espaços educacionais que incentivem o desenvolvimento dos alunos, nesse programa são atendidos um total de 50 jovens.

E-JOVEM – Visa integrar a educação profissional as diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo do trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do Estado do Ceará para jovens concludentes do 3º ano e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual.

AÇÃO EDUCATIVA – O projeto atua junto a escola nos momentos festivos e comemorativos com o apoio dos alunos do 3º ano. O Projeto objetiva trazer o aluno para dentro da escola, contribuindo para o bom desenvolvimento escolar, fazendo-o perceber que pode contribuir para o bem estar coletivo. O projeto conta com a participação direta de jovens na escola.

A escola trabalha numa proposta de preparação do jovem em todas as situações, dando oportunidade aos alunos para o aspectos acadêmico, cultural, esportivo e recreativo. Numa agenda pré-elaborada comemora suas datas com atividades estimulando o protagonismo juvenil para a participação das Feiras cientificas, Festival de teatro, festival de dança, futebol e outras ações.

A Escola de Ensino Médio Dom Terceiro continua crescendo com a consciência de que educou e educa grande parte do nosso povo, acompanhando geração a geração. Hoje com uma proposta educacional que procura melhorar a qualidade do processo de aprendizagem, incidindo esse esforço na formação do professor, na organização curricular e nas condições de trabalho, de modo a preparar a juventude boa-viagense para o exercício da cidadania plena.

“A Escola será, em todos os seus graus, um templo de luz divina” (Demétrio).